Você sabia que a prática de exercício físico aumenta o funcionamento do cérebro? No jornal “The Washingthon post” foi publicado pelo Francesco Di Russo um artigo que afirmava que os esportes como a esgrima, dama, xadrez e outros que demandam de decisões rápidas, flexibilidade ou atenção visual estimulam o cérebro, mantendo-o efetivo e rápido evitando o envelhecimento precoce.
O ideal é que a prática de esportes se torne hábito desde a infância, mas não significa que você adulto não possa praticar. Luis Antônio de Ridder Bauer (médico especialista em Ortopedia e Traumatologia na UFPR) afirma que “qualquer forma de exercício é melhor do que não fazer”.
Vale lembrar que você não precisa gastar horas com as atividades físicas de 30 a 45 minutos já é considerado ideal.
A lista é grande você pode praticar artes marciais como o muay thai, jiu jitsu, capoeira, fazer caminhadas, o ciclismo, corridas, aulas de crossfit ou treinamentos funcionais, danças como a zumba, o balé fitness e danças de salão, musculação, natação, pilates e yoga. Os exercícios em grupo como futebol e o vôlei são ótimos para serem praticados no seu grupo de trabalho, pois além de cuidarem da saúde estarão fortalecendo vínculos pessoais.
Você também pode começar se alongando no trabalho, que não deixa de ser um exercício porém leve.
O exercício feito em casa, no trabalho ou em academias -com ou sem seus colegas de trabalho- é importante para a sua saúde física e mental, melhora o seu desempenho profissional, aumenta qualidade de vida, auxilia no raciocínio rápido e na produtividade além de prevenir doenças e aumentar sua auto-estima. Lembre-se só depende de você! Que tal começar a mudar seus hábitos hoje?