Marketing odontológico: 7 estratégias para sua clínica

Picture of Fernando Simioni

Fernando Simioni

Marketing odontológico

Independentemente do quão conhecida seja a sua clínica, o marketing odontológico é uma prática indispensável. Tanto no meio digital quanto no offline, saber como divulgar os serviços como dentista faz toda a diferença.

Além de ajudar a aumentar o alcance da sua marca, o marketing para uma clínica odontológica permite valorizar os serviços oferecidos, atrair novos pacientes e consolidar o negócio no mercado. Vale destacar também que é uma excelente estratégia para divulgar lançamentos e novidades.

No entanto, na odontologia, nem todas as práticas de divulgação são permitidas. Neste artigo, confira 7 estratégias legais para fazer marketing odontológico e conquistar retornos positivos!

1.  Marque presença em redes sociais

Para ter mais visibilidade, é preciso estar onde o público está. Sendo assim, quer um lugar melhor para divulgar a sua clínica, senão as redes sociais? Afinal, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais usam a internet no dia.

O Relatório Digital 2024 fez um levantamento e descobriu que os brasileiros passam, em média, 9 horas por dia conectados no celular. Desse período, cerca de 5 horas são dedicadas às redes sociais.

Já que os brasileiros passam tanto tempo assim navegando na internet, é nesse lugar que o seu consultório precisa marcar presença. Dessa forma, as chances de ser visto só aumentam.

No entanto, uma boa estratégia de marketing odontológico não quer apenas visualização. O ideal é garantir maior engajamento com o público no Instagram, Facebook, X, TikTok, YouTube, LinkedIn e demais redes sociais.

Para isso, é fundamental produzir conteúdos compatíveis com o perfil dos pacientes que você deseja para o seu consultório. O mesmo vale para a adoção de boas práticas de SEO para garantir que as postagens cheguem até o público-alvo. Por fim, usar chamadas de ação atrativas ajuda a estimular o engajamento dos usuários nas redes sociais.

2. Crie anúncios segmentados

A segmentação de anúncios é mais uma vantagem para o marketing odontológico. Isso porque nem todas as pessoas presentes nas redes sociais precisam ver as suas postagens. O ideal é que os conteúdos cheguem a quem realmente pode ter interesse pelos serviços.

Sendo assim, ao pensar em presença digital, o marketing precisa ser estratégico para alcançar bons resultados. Essa prática envolve, primeiramente, definir e conhecer o seu público-alvo.

A partir disso, é possível saber quais plataformas usar, que tipo de tom de voz adotar, quais as tendências que mais chamam atenção e, consequentemente, produzir conteúdos mais alinhados ao perfil do público. Desse modo, você cria campanhas de marketing mais eficientes.

Para ajudar a criar anúncios segmentados ao perfil do público ideal, vale a pena criar uma persona. Esse é um personagem semi-fictício, que reúne as principais características que você deseja nos seus pacientes. Desse modo, é preciso levantar dados relacionados aos interesses do seu público-alvo, como:

  • localização;
  • renda;
  • dores;
  • desafios;
  • objetivos;
  • afinidades.

Com o público segmentado, é hora de estudar as propostas de anúncio das plataformas digitais. As redes sociais, como o Instagram, Facebook e LinkedIn, contam com espaços para tráfego pago, o que ajuda a potencializar os resultados da estratégia de conteúdo. 

Depois de escolher as melhores plataformas para promover as suas postagens, é necessário planejar o conteúdo e o formato da publicidade. Quanto mais alinhados estiverem ao perfil do público-alvo, maiores as chances de retorno sobre os esforços.

3. Invista em um site profissional

O marketing odontológico precisa ser muito eficiente para profissionalizar cada vez mais a sua clínica. Na prática, diz respeito a apresentar um tom de voz de empresa e saber como conquistar o cliente. No entanto, por ser da área da saúde, é necessário adaptar as estratégias para a atração dos pacientes.

Nesse caso, não é qualquer pessoa que vai procurar os seus serviços. São indivíduos que apresentam queixas ou problemas de saúde bucal. Sendo assim, trata-se de uma oferta que vai além de um produto simples para o dia a dia. É um atendimento que pode proporcionar mais saúde e bem-estar ao público.

Por conta disso, ter um site profissional ajuda a transmitir mais confiança. Nesse canal, é possível explicar com mais detalhes os serviços oferecidos na clínica, as certificações dos profissionais e a expertise do local para atender às necessidades do paciente.

Aproveite o site para destacar todos os tipos de atendimento oferecidos na clínica. Se possível, coloque conteúdos breves, com profissionais explicando os diferenciais do local, as tecnologias que tornam o consultório moderno e as vantagens de escolher o seu negócio. Com isso, é possível educar e estimular o público.

4. Conte com estratégias de marketing de conteúdo

Saiba que existe muita coisa por trás de uma postagem nas redes sociais. Ao acessar o perfil de uma marca consolidada no Instagram, YouTube ou Facebook, tenha em mente que houve um planejamento por trás de cada publicação.

Tendo em vista esse contexto, por que não formular estratégias de marketing de conteúdo odontológico adequado para a sua clínica? Com esse tipo de ação, o público conhece melhor os serviços, aprende como funciona, pode se atualizar e, ainda, cria um vínculo com a sua marca.

Ter uma equipe de marketing de conteúdo pode ajudar muito nesse processo. Dessa maneira, é possível definir os temas mais interessantes a serem abordados, criar um cronograma de publicação e selecionar os formatos de mídia mais estratégicos para cada postagem.

Alguns conteúdos, principalmente os mais explicativos, combinam muito com o formato de vídeo. Já outros, em que há um aviso ou precisa de imagem atrativa, trazem mais resultados quando são fotos.

O importante mesmo é fazer um planejamento de conteúdo para definir a frequência ideal, de acordo com o algoritmo da plataforma escolhida. Dessa forma, seu perfil pode se tornar mais atrativo e as postagens entregues para mais pessoas.

Não se esqueça também de avaliar as métricas de desempenho e conferir o sucesso das estratégias de marketing de conteúdo. Os relatórios gerados pelas redes sociais são excelentes indicativos de ações que deram certo e de práticas que não funcionam com o público-alvo.

Sabia que a tecnologia é uma grande aliada na gestão de relacionamento com o público? Conte com um software odontológico e saiba como transformar a sua clínica. Conheça o iLive24!

5. Faça parcerias locais

Não se pode esquecer que o marketing odontológico não é feito apenas offline. Ter parcerias com comércios locais e que oferecem serviços complementares aos da clínica pode ajudar muito a conquistar novos pacientes.

Um exemplo disso é a formação de parcerias com SPAs ou clínicas de estética. Esses são ambientes em que as pessoas procuram por interesse nos cuidados com a saúde e o bem-estar. Sendo assim, trata-se de um público mais propício a procurar serviços odontológicos.

Deixe cartões de visita ou cartazes também nos estabelecimentos próximos à localização da sua clínica. Com isso, o público local pode conhecer a sua marca e, quando precisar de serviços odontológicos, lembra-se mais rápido do seu consultório.

6. Participe de programas de indicação

O marketing boca a boca tem muito efeito na conversão de clientes e atração de público para um local. Por essa razão, fazer parte de programas de indicação é uma excelente escolha.

Se você não conhece empresas com potencial de se tornarem parceiras, essa estratégia vai trazer ainda mais vantagens. Afinal, no programa, diversos negócios estão inclusos e oferecem divulgação mútua, a fim de estimular o aumento do alcance.

Desse modo, um estabelecimento pode indicar a sua clínica em troca de divulgação e vice-versa. Com essa rede de apoio, é possível promover mais os seus serviços e fazer com que mais pessoas conheçam os seus diferenciais.

7. Conheça o Código de Ética Odontológica

Por se tratar de um segmento da área da saúde, não são todas as práticas de marketing empresarial que valem para o seu negócio. Uma clínica odontológica precisa seguir as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Federal de Odontologia para manter uma divulgação ética e legal.

O CFO traz algumas proibições em relação à publicidade e ao marketing odontológico. Todas essas ações estão descritas no Código de Ética Odontológica, um documento com 19 capítulos que devem basear as suas estratégias.

Em geral, as regras do Código de Ética falam sobre a importância do respeito aos pacientes, confiabilidade da clínica e transparência na comunicação para garantir um marketing odontológico eficiente. Nesse caso, conta com as proibições mencionadas a seguir!

Propaganda enganosa

Os profissionais da odontologia não podem fazer divulgações enganosas. Por exemplo, o uso de especializações não reconhecidas pelo CFO e pelos Conselhos Regionais é totalmente proibido.

Procedimentos, técnicas e serviços que não têm eficácia cientificamente comprovada não podem ser divulgados. O mesmo vale para equipamentos e tratamentos sem registro pelos órgãos competentes.

Propaganda em veículos de massa

A divulgação dos serviços de determinados profissionais em veículos de alto alcance, como programas de rádio e televisivos, é proibida. A autopromoção não é lícita, de modo que os dentistas podem apenas fazer esclarecimentos sobre assuntos pertinentes à área de atuação.

Divulgação de preço

A divulgação pública dos valores dos serviços e das formas de pagamento também é proibida no marketing odontológico. Essas informações são passadas individualmente para os pacientes após avaliação e orçamento.

Clínicas privadas também não podem fazer anúncios de serviços gratuitos. Essa é uma prática proibida pelo CFO, assim como a divulgação em sites de cartões de desconto ou compras coletivas.

Sorteios

Algumas estratégias de marketing utilizam sorteios para atrair mais público. Na odontologia, essa é uma ação promocional proibida, assim como demais concursos e premiações.

Em geral, não faltam estratégias para estruturar um planejamento de marketing odontológico eficiente. O importante mesmo é redobrar a atenção sobre as permissões e proibições do Conselho Federal de Odontologia para garantir a legitimidade da prática e atrair mais pacientes para o seu negócio.Quer saber mais sobre como investir na sua clínica? Confira mais conteúdos para melhorar a gestão na odontologia ao acessar o nosso blog!

Compartilhe

Erro: O shortcode não foi registrado.